quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como usar e configurar o GPS Tracker Android

    A aplicação GPS Tracker Android tem por objetivo fazer o rastreamento do celular do usuário e ajudá-lo a encontrar caso este seja roubado. Para isso faz-se necessário o uso de um servidor de rastreamento gratuito, no caso, a aplicação foi desenvolvida para o GPS Gate. Para criar uma conta no GPS Gate leia o tópico: Criando uma conta no gps gate
   Após a instalação do aplicativo GPS Tracker Android. No primeiro acesso será solicitado que o usuário digite e redigite a senha de acesso para configuração do sistema. Apartir do segundo acesso, será solicitado a senha cadastrada, conforme imagens abaixo:

   Após efetuar login no sistema, irá aparecer a primeira tela de configuração da aplicação, no caso "Rastreamento". Esta tela Habilita/Desabilita o envio de informações de localização para o sistema de rastreamento GPS Gate (gratuito), bem como, determina o intervalo, em segundos, de envio dessas informações.
Observação: O envio de dados para o servidor GPS Gate será através da internet. Recomendamos utilizar um intervalo de 3600 segundos (1 hora).
Tela de Rastreamento

   A tela seguinte é de "SMS" que permitirá cadastrar um número para o recebimento de mensagens ao ligar o telefone. A caixa de marcação "Habilitar o envio de SMS?", se estiver marcada, fará com que a aplicação envie um sms sempre que o telefone for reiniciado. Se estiver desmarcada, a aplicação só irá enviar a mensagem sms quando o chip (simcard) for trocado.
Observação: Recomendamos sempre configurar um número SMS, mesmo que a caixa de marcação esteja desmarcada. Desta forma ao trocar o chip (supondo que o ladrão coloque outro chip) a aplicação irá enviar o sms para o número cadastrado ao ligar o telefone.
Tela de SMS
   O formato do número a ser cadastrado deve respeitar o seguinte formato "+55" (código do país) "83" (DDD) "88776655" (Número do telefone).

   A tela posterior é de "EMAIL" que permitirá cadastrar um endereço de email para o recebimento de mensagens de localização ao ligar o telefone. A caixa de marcação "Habilitar o envio de Email?", se estiver marcada, fará com que a aplicação envie um email sempre que o telefone for reiniciado. Se estiver desmarcada, a aplicação só irá enviar o email quando o chip (simcard) for trocado.
Observação: Recomendamos sempre configurar um endereço de EMAIL, mesmo que a caixa de marcação esteja desmarcada. Desta forma ao trocar o chip (supondo que o ladrão coloque outro chip) a aplicação irá enviar o email para o endereço cadastrado ao ligar o telefone.
Tela de EMAIL

   Em seguida temos a tela "GPS". Esta tela permitirá definir a precisão, em metros, da coordenada gps a ser considerada como válida. Caso a aplicação não consiga coletar coordenadas válidas durante 5 minutos, será enviada a informação coletada. 
   O campo "Adj. Fuso Horário" deve ser configurado para que a Data e Hora seja enviadas em GMT 0 para o servidor de rastreamento GPS Gate. Exemplo: em Brasília é GMT -3, desta forma, o campo de conter o valor 3 (representando +3, fazendo com que a hora fique em GMT 0).
Observação: O campo "Adj. Fuso Horário" será excluído em versões futuras. A aplicação fará o ajuste de forma automática.
Tela de GPS

   A última tela é "Info" e contém informações sobre a aplicação e sobre os desenvolvedores.
Tela de Info

   Ao salvar as configurações, será salvo o identificador do simcard, apartir deste momento o chip em uso será considerado como de uso normal. Caso o chip seja trocado a aplicação identificará como uma violação e fará o envio de SMS, de Email, e fará o rastreamento com intervalo de 3 minutos. Para que o aplicativo não trate a troca do chip como violação é necessário acessar o painel de configuração (utilizando o novo chip) e salvar as configurações, neste momento a aplicação sairá do estado de violação e identificará o novo chip como sendo o de uso normal do usuário.

   Pontos importantes e pontos a serem considerados para um perfeito funcionamento do aplicativo:
   - Caso seja trocado o chip (simcard) o intervalo de rastreamento será alterado para 180 segundos (3 minutos) e permanecerá até que o aplicativo seja reconfigurado.
   - O celular deverá ter acesso a internet.
   - O celular deverá estar com o GPS habilitado, conforme mostra imagem abaixo:
   Observação: Não se preocupe com o consumo da bateria pois o gps estando habilitado conforme imagem abaixo, a própria aplicação irá iniciar e parar o uso do gps de forma automática.
GPS Habilitado

GPS Coletando coordenadas
Observação: Quando o gps está em uso, aparece um símbolo de satélite na barra de notificação do Android. Após coletar coordenadas válidas, a aplicação desliga o GPS automaticamente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário